Configuração necessária
A instalação Mandrakelinux é, na maioria dos casos, tão simples como meter o seu CD de Instalação no drive de CDROM, e reiniciar a sua máquina. Por favor refira-se a ponto 1.
NOTA:
Em baixo estão listadas as diferentes maneiras de instalar o Mandrakelinux:
O CDROM de Instalação é 'bootable'. Na maioria dos casos, insira apenas o CD no drive e reinicie a máquina. Siga as instruções mostradas no ecrã: prima a tecla [Enter] para iniciar a instalação, ou prima [F1] para mais ajuda.
NOTA:
Em alguns laptops (computadores portáteis), o sistema pode não ser capaz de arrancar a partir do CD. Nesse caso, deve preparar uma disquete de arranque. Veja ponto 2 para mais detalhes.
Se o seu computador não consegue arrancar do CDROM, tem que fazer uma disquete de arranque no Windows como se segue:
Para iniciar a instalação:
Se por alguma razão os métodos anteriores não lhe convêm (se quer executar uma instalação por rede, uma instalação pelos dispositivos pcmcia ou ...), irá também precisar de fazer uma disquete de arranque:
Aqui está a lista das imagens de arranque:
cdrom.img | instalar a partir de um CDROM |
hd_grub.img | instalar a partir de um disco rígido (de um sistema
Linux, Windows, ou ReiserFS) pode configura-lo para o seu sistema em: http://qa.mandrakesoft.com/hd_grub.cgi |
network.img | instalar a partir de ftp/nfs/http NOTA: irá precisar de inserir o network_drivers.img no seu drive de disquete quando pedido |
pcmcia.img | instalar a partir de um dispositivo pcmcia (aviso, a maioria dos adaptadores de rede pcmcia são agora directamente suportados de network.img) |
Pode também gravar o boot.iso num CDROM e arrancar a partir deste. Suporta todos os métodos de instalação, cdrom, rede e disco rígido.
Pode também usar uma instalação em modo texto se, por alguma razão tiver problemas com a instalação gráfica padrão. Para a usar, prima [F1] no ecrã de boas vindas, Mandrakelinux, e depois digite text na linha de comandos.
Se precisa de salvar o seu sistema Mandrakelinux existente, insira o CDROM de Instalação (ou qualquer disquete de arranque relevante), prima [F1] no ecrã de boas vindas Mandrakelinux, e depois digite rescue na linha de comandos.
Veja http://www.mandrakelinux.com/drakx/README para mais informações técnicas.
Nota importante:
A conta "root" irá-lhe dar acesso sem restrições no seu sistema Linux. Não a use excepto para configurar ou administrar o Linux. Para uso diário, use uma conta de utilizador normal, que pode configurar com a ferramenta "userdrake", ou com os comandos "adduser" e "passwd".
Para suporte adicional, veja o seguinte: